networking ganha cada vez mais importância no contexto atual do mercado de trabalho, então trouxemos uma matéria para explicar melhor pra vocês o que é, e quais são seus benefícios.

Networking é uma ferramenta do marketing pessoal que depende muito da aptidão social das pessoas, indica uma rede de contatos, ou um ciclo de amizades profissionais que devem ser cultivadas diariamente, a fim do profissional ser lembrado e reconhecido pelo mercado. Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm interesses em comum. Para construir uma boa rede de contatos é preciso ser eficiente no âmbito dos relacionamentos interpessoais, e por isso o networking é muitas vezes trabalhado no coaching.

Então, networking é uma palavra inevitavelmente relacionada com o contexto empresarial e indica uma atitude de procura de contatos com a possibilidade de conseguir subir na carreira.

Apesar disso, networking não é considerado egoísta, porque praticar networking não é se aproveitar de uma pessoa para o seu próprio bem, mas deve existir um sentido de reciprocidade, ambas as partes devem ser beneficiadas, porque mesmo que uma pessoa seja mais experiente, ela sempre pode aprender alguma coisa com outro profissional.

É importante salientar que networking não é apenas conseguir novos contatos, mas também é saber manter os contatos que já fez no passado. Além disso, no networking é mais importante a qualidade do que a quantidade dos seus contatos.

Segundo administrador de empresas e palestrante Max Gehringernetworking é “uma questão de paciência e não urgência”, então, quando você for praticar o networking, a melhor forma, é se concentrar em apenas uma pessoa do local, pois poderá extrair diversas informações que serão importantes para você, e oferecer ao seu interlocutor também.

 

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